A primeira seção do oitavo livro de Meditações de Marco Aurélio apresenta uma pergunta que todos devemos fazer a nós mesmos, em vários momentos de nossas vidas:
” você teve a experiência de muitas andanças sem ter encontrado a felicidade em qualquer lugar, nem em silogismos, nem em riqueza, nem em reputação, nem em gozo, nem em qualquer outro lugar. Onde está então? Em fazer o que a natureza do homem requer”. (VIII,1)
E pela “natureza do homem“, os estoicos queriam dizer a natureza de um animal social racional. Em outras palavras, para Marco Aurélio, o verdadeira significado pode ser encontrado apenas na contribuição para o funcionamento da sociedade, ajudando seres humanos. E a melhor maneira de conseguir isso é aplicando nossa faculdade de razão.
As seções 4, 5 e 16 também dão bons conselhos:
“Considere que os homens farão as mesmas coisas, mesmo que você se irrite.(VIII, 4)
Este é o ponto principal: Não se perturbe, porque todas as coisas estão de acordo com a natureza do universal; e em pouco tempo não será ninguém e em lugar nenhum, como Adriano e Augusto”. (VIII, 5)
Lembre-se de que mudar sua opinião e seguir aquele que corrige seu erro é tão consistente com a liberdade quanto persistir em seu erro.” (VIII, 16)
No parágrafo 13, Marco lembra-nos da abordagem clássica do estoicismo, que é encapsulada por três domínios: “Constantemente, e se possível, por ocasião de cada impressão na alma, aplique a ela os princípios da Física, da Ética e da Dialética.” onde aqui “dialética” significa lógica.
No parágrafo 33 encontramos uma jóia que encapsula a doutrina estoica dos indiferentes preferidos:
” Receba [riqueza ou prosperidade] sem arrogância; e esteja pronto para deixá-la ir.” (VIII,33)
Portanto, a ideia não é buscar um estilo de vida ascético a todo custo (como recomendavam os cínicos), mas sim tratar a presença ou ausência de riqueza como indiferente à qualidade moral e à busca de sabedoria. Se você tem riqueza, use-a para o melhor; se você a perder, não se arrependa; se você não a tem, não a inveje.
No parágrafo 44, Marco escreve sobre outra ideia central do estoicismo:
“aqueles que preferem perseguir a fama póstuma não consideram que os homens de outros tempos serão exatamente como estes que não pode suportar agora”(VIII,44).
No parágrafo 48 temos a citação que deu título a um famoso livro sobre estoicismo de Pierre Hadot:
“a mente livre de paixões é uma cidadela, pois o ser humano não tem nada mais seguro para o qual possa se refugiar e para o qual o futuro seja inexpugnável”(VIII,48).
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Livros recomendados: Pierre Hadot